Medicina Regenerativa na Ortopedia: Inovações e Benefícios
A medicina regenerativa na ortopedia é um campo inovador que está transformando o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas. Já consolidada em diversos países, em São Paulo, essa área tem ganhado destaque e proporcionado alternativas eficazes e menos invasivas para pacientes que buscam alívio da dor e recuperação funcional.
O que é Medicina Regenerativa?
A medicina regenerativa se baseia no uso de células, fatores de crescimento e biomateriais para reparar, substituir ou regenerar tecidos danificados. Entre as técnicas mais promissoras estão a terapia com células mesenquimais (que podem ser derivadas de diferentes tecidos), o plasma rico em plaquetas (PRP) e a utilização da fração vascular estromal (SVF) derivada de tecido adiposo. Essas abordagens vêm se mostrando particularmente eficazes no tratamento de lesões de cartilagem e tendões, também sendo amplamente pesquisada suas aplicações para ligamentos e ossos.
Terapia com Células Mesenquimais
Na ortopedia, a aplicação de células mesenquimais tem mostrado resultados impressionantes. Essas células têm a capacidade de se diferenciar em diversos tecidos, dependendo do estímulo que recebem. Embora o exato mecanismo pelo qual ocorre a regeneração local ainda esteja em debate, sabe-se que a presença dessas células no local da lesão pode promover a regeneração dos tecidos danificados.
Por muito tempo na ortopedia, as opções de tratamento se dividiram em operar ou não operar e não havia alternativas intermediárias para os casos que não apresentavam melhora apenas com protocolos de reabilitação. O uso de ortobiológicos - termo utilizado para se referir de forma generalizada a ampla gama de procedimentos da medicina regenerativa na ortopedia - surge como opção promissora para mudar este cenário, melhorando significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

Plasma Rico em Plaquetas (PRP)
O plasma rico em plaquetas (PRP) é outra técnica inovadora amplamente utilizada na medicina regenerativa ortopédica. O PRP é obtido a partir do sangue do próprio paciente, que é centrifugado para obter uma solução com alta concentração de plaquetas. Quando injetado na área lesionada, o
PRP promove a regeneração dos tecidos, acelera a cicatrização e reduz a dor e a inflamação. Esta técnica tem sido eficaz no tratamento de lesões de tendões, ligamentos e músculos, além de condições como a epicondilite lateral (cotovelo de tenista) e a fascite plantar.

Fração Vascular Estromal (SVF)
A fração vascular estromal (SVF), obtida a partir do tecido adiposo, é uma das maiores promessas dentro do campo da medicina regenerativa. A SVF contém uma alta quantidade de células mesenquimais e fatores de crescimento, o que pode possibilitar resultados superiores em relação a outras modalidades. Com uso já consolidado no campo da estética em países como Estados Unidos, o SVF vem sendo amplamente estudado na ortopedia, principalmente no tratamento das lesões de cartilagem e tendões.
Medicina Regenerativa em São Paulo
Em São Paulo, a medicina regenerativa na ortopedia está se consolidando como uma alternativa viável e eficaz para muitos pacientes. Clínicas e centros de pesquisa na região estão na vanguarda dessas inovações, oferecendo tratamentos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada paciente. São diversas as modalidades, com diferentes indicações e aplicações clínicas.
Leia também: Modalidades da medicina regenerativa na ortopedia: Conhecendo os ortobiológicos
Quer saber mais sobre medicina regenerativa na ortopedia?
A medicina regenerativa representa uma revolução na ortopedia, proporcionando novas esperanças para aqueles que sofrem de condições musculoesqueléticas debilitantes, principalmente no caso de atletas de alto rendimento. Se você sofre de uma doença musculoesquelética e não está tendo sucesso com as terapias convencionais, consulte um ortopedista especialista com experiência nesta área para avaliar possibilidades alternativas de tratamento.
Conheça o Dr. Leonardo Zanesco | Ortopedista Especialista em Ombro e Cotovelo e Medicina Regenerativa em São Paulo
Se você está em busca de um ortopedista com expertise e experiência em medicina regenerativa, sou o Dr. Leonardo Zanesco, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Como cirurgião especializado em ombro e cotovelo, ofereço o mais alto padrão de cuidado, adaptado às suas necessidades específicas. Com vasta experiência em técnicas cirúrgicas tradicionais e inovadoras, minha prática é baseada na confiança, excelência e um profundo conhecimento na área.
Continue acompanhando o blog e me siga no Instagram para ficar por dentro das novidades e avanços na medicina regenerativa e ortopédica.