Artrose

Ortopedista em São Paulo


O que é artrose?

Artrose, também conhecida como osteoartrite, afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. É uma doença crônica caracterizada pelo desgaste da cartilagem, tecido que reveste as extremidades dos ossos nas articulações permitindo que eles deslizem uns sobre os outros suavemente. Com o avanço da artrose, a cartilagem se deteriora, levando a dor, rigidez e perda de mobilidade da articulação afetada. Ocorre mais frequentemente nas mãos, joelhos, quadris e coluna. Embora o ombro e cotovelo sejam menos afetados, as repercussões clínicas podem ser igualmente limitantes para o paciente.

POr que desenvolvemos artrose?

O desenvolvimento da artrose é influenciado por uma combinação de fatores, incluindo genética, o próprio envelhecimento e lesões. A cartilagem é um tecido avascular com baixa capacidade regenerativa, de modo que a sobrecarga e eventuais lesões traumáticas aceleraram o desgaste natural que ocorre com o envelhecimento. Enquanto no joelho e quadril a obesidade está entre as causas mais importantes de sobrecarga, no ombro e cotovelo se destacam os exercícios de alta intensidade, muito frequentes no halterofilismo, escaladores, praticantes de crossfit e nos esportes com raquetes.

Mudanças dos hábitos de vida podem ser um tratamento eficiente?

Mudanças nos hábitos de vida desempenham um papel crucial no controle da artrose. Reduzir o tabagismo e o consumo de álcool ajuda a melhorar a qualidade do líquido sinovial - líquido viscoso que auxilia na proteção mecânica da articulação e na nutrição da cartilagem. A perda de peso é especialmente importante para pacientes com sobrepeso, assim como o fortalecimento muscular, os quais melhoram a mobilidade e estabilidade articular.

Quais são as opções de tratamento para artrose?

As mudanças dos hábitos de vida são fundamentais no tratamento da artrose, porém nem sempre suficientes de forma isolada. Quando o paciente permanece com quadro de dor, podem ser administradas medicações analgésicas ou até mesmo realizadas infiltrações para controle do quadro álgico agudo. Para manejo a longo prazo de quadros mais graves, existem opções de medicações mais específicas. Além dos medicamentos orais, as infiltrações com ácido hialurônico e ortobiológicos (PRP, BMA e gordura micro-fragmentada) têm tido excelentes resultados no manejo a longo prazo dos quadros de artrose. Por fim, diante do insucesso das terapias anteriores, ainda podem ser realizadas as colocações cirúrgicas de próteses (artroplastias de substituição).

Agende uma consulta