Tendinites e Bursites
Ortopedista em São Paulo
O que são tendinites e bursites?
Na área da saúde, o sufixo "ite" indica uma condição inflamatória. As tendinites e bursites indicam estados inflamatórios dos tendões e bursas - tecidos presentes entre os tendões e responsáveis pela redução do atrito entre eles. Esta inflamação é responsável pelo quadro de dor que ocorre nestes casos.
Quadro agudo transitório ou aviso de um problema mais grave?
A inflamação do tendão e da bursa pode surgir após um trauma, porém mais frequente é a sobrecarga e movimento repetitivo inadequado que acabam por lesar estes tecidos. Quando ocorrem de maneira recorrente e sem correção dos fatores que estão levando a este quadro inflamatório, ocorre degeneração e consequente quadro de tendinopatia e roturas tendíneas. Portanto, devemos nos atentar às dores relacionadas aos tendões, pois podem sinalizar um problema mais grave.
Quais tendões e bursas mais acometidos?
Os locais mais acometidos nos membros inferiores são os tendões calcâneo, quadricipital, patelar e glúteos. Nos membros superiores estes quadros são um pouco menos frequentes, porém ainda apresentam elevada prevalência e as queixas estão mais relacionadas aos tendões do bíceps, peitoral maior, tríceps e manguito rotador.
Tratamento inicial e tardio
O tratamento inicial vai sempre depender da gravidade e cronicidade do quadro. Em casos de inflamação aguda, sem degeneração ou roturas, o tratamento inicial será sempre fisioterapia e correções das causas biomecânicas que levaram a lesão. Nas situações em que a bursa e o tendão apresentam-se com alterações qualitativas de um acometimento a longo prazo, as terapias regenerativas e os procedimentos cirúrgicos acabam apresentando resultados mais satisfatórios.