fraturas e luxações
Ortopedista em São Paulo
O que são fraturas e luxações?
Fraturas e luxações são condições que afetam a integridade e função dos ossos e articulações, respectivamente. A fratura nada mais é que a quebra do osso, podendo variar desde pequenas fissuras - fraturas incompletas - até grandes fragmentações - fraturas completas e cominutivas. Por outro lado, uma luxação acontece quando há um deslocamento das extremidades ósseas que formam uma articulação, fazendo com que estas percam seu alinhamento normal.
Fraturas e luxações são urgências médicas?
Urgências médicas são situações que requerem atenção imediata para prevenir complicações sérias, perda de função ou, em casos extremos, riscos à vida. No contexto de fraturas e luxações, é importante diferenciar quais situações demandam essa intervenção imediata. Fraturas expostas são consideradas urgências médicas devido ao alto risco de infecção. Quando o osso quebra de maneira que atravessa a pele, cria-se uma porta aberta para microrganismos entrarem no corpo, o que pode levar a infecções graves se não tratadas rapidamente e de forma adequada. As demais fraturas, em geral, podem ser abordadas cirurgicamente após alguns dias sem prejuízos.
Luxações, por outro lado, são sempre tratadas como urgências devido ao potencial risco de lesões associadas. Quando uma articulação se desloca, pode haver dano à cartilagem, risco de osteonecrose (morte do tecido ósseo devido à diminuição do suprimento sanguíneo) e lesões em estruturas de partes moles, como nervos e vasos sanguíneos, que podem evoluir para complicações graves como a síndrome compartimental. Esta última ocorre quando a pressão dentro de um espaço muscular aumenta a ponto de comprometer a circulação e a viabilidade do tecido, necessitando de tratamento imediato para prevenir danos permanentes. Portanto, tanto fraturas expostas quanto luxações exigem avaliação e tratamento emergenciais para minimizar riscos de complicações e garantir o melhor desfecho possível para o paciente.
Quais são as principais fraturas e luxações tratadas por um especialista de ombro e cotovelo?
Luxação esternoclavicular, fraturas da clavícula, luxação acromioclavicular, luxação glenoumeral, fraturas do úmero, luxação do cotovelo, fratura supracondiliana, fratura da cabeça do rádio e fratura do coronoide.
Como é feito o tratamento?
Tratamento Conservador
O tratamento conservador das lesões traumáticas da cintura escapular é quase sempre baseado em repouso e uso de tipoias simples por um determinado período. Técnicas como o enfaixamento em 8 devem ser evitadas, devido a risco de lesões neurológicas e, uma vez que a tipoia simples seja considerada insuficiente para o tratamento, devemos considerar a realização de cirurgia.
Tratamento Cirúrgico
A intervenção cirúrgica está indicada nos casos em que o tratamento conservador trará resultados indesejáveis, como perda de função e dor crônica. A escolha da técnica varia de acordo com o local e padrão da lesão, sendo frequentemente utilizados técnicas de osteossíntese com placas e parafusos metálicos e/ou amarrações com fios de alta resistência.
Benefícios de um tratamento especializado
Infelizmente lesões traumáticas são complexas e, mesmo quando tudo transcorre de forma ideal desde o início, o risco de complicações existe, fazendo-se necessárias novas abordagens cirúrgicas.
A vantagem de escolher um especialista desde o primeiro momento é o planejamento futuro. Ao tratar lesões traumáticas, não tenho em mente somente o resultado funcional imediato, mas também como as intervenções iniciais podem afetar as opções de tratamento futuras. Isso significa que, mesmo que sejam necessários procedimentos adicionais, eles tendem a ser menos complexos do ponto de vista cirúrgico e apresentam melhor prognóstico, pois foram antecipados e planejados de acordo.